segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Adaptação: Lilian Lara

Ao brindar, o tipo de taça e copo faz toda a diferença. Escolha o seu!

  • A história das taças e dos copos não é tarefa fácil. As fontes de pesquisa não trazem ao certo o período em que foram inventados. O que se sabe é que os egípcios foram os primeiros a usar o vidro na fabricação de embalagens (vasilhas abertas como jarros e tigelas). A vulgarização deste material, entretanto, aconteceu por volta do ano 1500 a.C., com a produção dos copos.


     Antes disso, bebia-se em potes de barro e, em ocasiões especiais, em taças de ouro. Os reis e rainhas costumavam servir as bebidas em cuias e canecas. Algum tempo depois, esse hábito passou a ser considerado bárbaro - o que valorizou o uso das taças que simbolizavam o que era fino e de bom gosto. A verdade é que ao longo do tempo, muitas novidades invadiram o mercado. Atualmente, existem opções diversas de formatos, cores e estilos de taças e copos disponíveis nas lojas do segmento.




    Engana-se, no entanto, quem pensa que tamanha variedade exista simplesmente com o objetivo de decoração das mesas. A maioria das bebidas tem o seu sabor alterado se servidas inadequadamente. Quem aprecia um bom vinho sabe a diferença que faz degustá-lo num copo de plástico ou mesmo numa taça de acrílico. E não é mera percepção. "Está provado que a estrutura do vinho determina o tipo de taça que deverá servi-lo", afirma Deise Novakoski, sommelier do restaurante Eça H. Stern.




    “As taças coloridas são próprias para decoração. Para quem quer apreciar a bebida, as transparentes são melhores porque possibilitam ver a cor”




Segundo ela, vinhos mais encorpados, como é o caso de um Malbec, necessitam de taças maiores, com boca larga. Já vinhos mais finos e leves pedem taças medianas, corpo gordo e bocas mais fechadas. Os vinhos espumantes devem ser servidos em taças compridas, com bocas finas. Estes formatos foram aperfeiçoados, por volta das décadas de 70 e 80, pela família Riedel (fabricante de cristais da Bohemia) e o enólogo Robert Mondavi. Eles degustaram diferentes tipos de vinhos em vários formatos de taças até encontrarem algumas combinações perfeitas.


    E não são apenas os vinhos que exigem esse cuidado. As cervejas também possuem copos especiais para serem servidas - cada marca tem um formato exclusivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário